Dia 03/08: Santa Lídia
Foi discípula de São Paulo e pela narração dos Atos dos Apóstolos, encontravam-se nela as características da santidade: pronta adesão â graça da conversão, docilidade aos ensinamentos da Igreja, coerência entre fé e vida prática e caridade para com o próximo.
Ela era pagã, mas adoradora de Deus, seguidora da religião judaica, na Macedônia, onde São Paulo havia chegado em sua viagem missionária.
Lídia foi a primeira conquista dos missionários liderados por São Paulo em terra europeia. Seguindo seu exemplo, todas de sua família pediram o batismo. O apóstolo Paulo e seus discípulos aceitaram a hospitalidade de Lídia por todo o tempo em que se dedicaram à pregação do Evangelho, com a interrupção por conta da prisão dos missionários.
Libertados, antes de saírem da cidade, foram visitar Lídia e seus familiares para agradecer-lhes e dar os últimos conselhos à jovem comunidade cristã de Filipos. Em sua epístola, o Apóstolo Paulo dedica palavras de ternura chamando aqueles filhos espirituais de “caros e desejadíssimos, alegria e coroa”.
por 