Pastoral do Dízimo

Servir o próximo é o que nos deixa mais parecidos com Cristo. Fomos concebidos e nascemos para servir, não para sermos servidos. Estamos no mundo para atender ao chamado feito por Ele mesmo: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15).

Nos tempos do Antigo Testamento, a Lei de Moisés prescrevia o pagamento obrigatório de 10% dos rendimentos do fiel (pagos na forma de bens e mantimentos, principalmente produtos agrícolas) para manter a tribo de Levi e os sacerdotes, responsáveis pela manutenção do Tabernáculo e depois do Templo, já que eles não tinham direito a heranças e territórios. Esses mantimentos eram também usados para assistir aos órfãos, viúvas e pobres em suas necessidades.

Por ser Cristo o Supremo Sacerdote, consumou o sacerdócio levítico com todas as suas leis, dízimos e costumes, como esclarece o Apóstolo São Paulo na Carta aos Hebreus (Hb 7,1-28): “Com efeito, mudado o sacerdócio, é necessário que se mude também a lei” (Hb 7, 12). Mais adiante, o mesmo santo Apóstolo conclui: “Com isso, está abolida a antiga legislação, por causa de sua ineficácia e inutilidade” (Hb 7,18).

Hoje, o dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É antes de tudo uma grande graça, pois é uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, já que é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Por esta razão, seu símbolo é um coração com destaque para as dimensões que ele supre: religiosa, eclesial, caritativa e missionária. Dízimo é gesto de amor, gratidão e partilha. Partilhar não é dar o que sobra. Partilhar é dar o que o outro precisa. É compromisso de fé com Cristo, Senhor da nossa vida.

Se você já é dizimista, Deus te abençoe pela sua atitude. Deus não desampara os que n’Ele confiam integralmente. Se ainda não é, procure informações sobre como participar dessa missão na secretaria paroquial em horário comercial ou com membros da pastoral do dízimo antes das missas.

Coordenadores: Aliana (Santo Antônio), Eliane (Santa Teresinha), Fabiano (Matriz), Margarita (N. Sra. da Penha), Josiane Galdino (N. Sra. de Bonsucesso).
Agentes: Ana Lúcia, Anderson, Conceição, João da Cruz, Lenilson, Luana, Rosane, Vanda, Ysmeire.

”Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

 

Compartilhe: