DIA 03/07: São Tomé
Tudo que se sabe sobre este apóstolo se encontra no quarto Evangelho. As perguntas que ele dirigiu a Jesus são importantes para todos aqueles que não “veem, mas creem”. Quando Jesus decidiu voltar a Galileia, apesar das ameaças de morte, Tomé, movido por um grande amor, disse aos demais discípulos: “Vamos também nós, para morrermos com ele!”
Há uma outra pergunta de Tomé a Jesus muito elucidativa. Quando Jesus prepara as despedidas da Páscoa, assegura aos discípulos: “Para onde vou, conheceis o caminho”. Ao que Tomé perguntou: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. A resposta de Jesus lança luz sobre o mistério trinitário: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Se me conheceis, também conhecereis a meu Pai. Desde agora o conheceis”.
Após a ressurreição, Tomé quis tocar o corpo de Jesus Ressuscitado. De incrédulo inicialmente, Tomé passou à aberta profissão de fé, mediante a exclamação que se repete através dos séculos: “Meu Senhor e meu Deus”.
Diz a lenda que Tomé pregou o Evangelho na Índia. Em Malabar existe uma cruz, que data do século VII, sobre o local do martírio de São Tomé.
por 