DIA 04/07: Santa Isabel de Portugal (1271-1336)
Filha de Pedro III, rei de Aragão. Tornou-se rainha ao desposar o rei Diniz de Portugal, aos 12 anos de idade. Desse matrimônio teve dois filhos. Isabel encontrou o caminho da santidade, mesmo vivendo entre faustos, intrigas palacianas, infidelidade conjugal, sempre respondendo com resignado silêncio e generoso perdão. Dedicou-se às obras de caridade e intermediou uma contenda entre seu filho e o seu esposo. Acusada de ter favorecido o filho, foi expulsa da corte e confinada na região de Alenquer onde permaneceu até que o marido arrependido, reconhecendo o engano cometido, chamou-a de volta. O marido converteu-se à fé cristã, durante grave doença, sempre assistido com amor por Isabel.
Ao ficar viúva, a rainha Isabel renunciou à coroa e aos bens, que distribuiu aos pobres. Tomou o hábito franciscano e descalça fez o caminho de peregrinação a Santiago de Compostela, encerrando-se depois no mosteiro das clarissas em Coimbra.
Durante os dez anos de total reclusão, Isabel só saiu uma vez para pacificar uma contenda entre seu filho e seu genro. Na volta ao mosteiro, durante a cansativa viagem, foi tomada de uma febre que a levou à morte. Vários peregrinos acorreram a sua sepultura em Coimbra, onde se realizaram numerosos milagres. Foi canonizada em 1625.
por 