20/07: Santo Elias (século IX a. C.)
Elias foi o maior entre os profetas de ação. Teve a missão de reconduzir o povo ao único Deus. Seu nome tem o sentido de: “meu Deus é Iahweh”.
Elias combateu a idolatria instalada em Israel por influência de Jezabel, esposa do rei Acab. Deus enviou seu profeta e anunciou como castigo três anos de seca. Durante o flagelo, Elias fez milagres, como o da multiplicação da farinha e do óleo e ressuscitou o filho da mulher que o hospedou.
Ao terceiro ano de seca, Elias se apresentou diante do rei e conseguiu que o povo fosse convocado ao monte Carmelo, onde aconteceu o desafio entre ele e os 400 sacerdotes do deus Baal. Cada qual poria em seu altar a vítima e imploraria que caísse fogo do céu. Somente no altar de Elias, que ele encharcara de água, surgiu o fogo.
O povo fez a justiça sumária ao falso deus. Elias teve de fugir para escapar da vingança da esposa do rei. No deserto, ele foi tomado pela fome e pelo desânimo, mas um anjo o encorajou, dando-lhe pão e água, e ele pôde, enfim, chegar ao monte onde se encontrou com Deus. Elias compreendeu que é necessário saber esperar a hora da verdade, sem impaciência, porque Deus é eterno.
por 