Dia 18/08: Santa Helena (250-330)
Helena era uma bela mulher do povo, que se casou com o tribuno militar Constâncio, mas foi obrigada a separar-se dele porque a lei romana impedia as núpcias entre um patrício romano e uma mulher de origem humilde, sem cidadania romana, embora desse matrimônio tivesse nascido um filho, chamado Constantino. Quando Constâncio assumiu o alto cargo imperial, com o título de Augusto, levou o filho consigo, separando-o da mãe.
Quando o filho Constantino foi aclamado imperador, levou sua mãe a viver ao seu lado em Roma. Elevou Helena ao título de Augusta, que se tornou mediadora entre o filho e os cristãos, sempre alvo de perseguições. Helena foi a primeira a pedir o batismo e coube a Constantino projetar as primeiras grandes basílicas e favorecer a evangelização do império de Roma.
Helena empenhou-se na construção de igrejas no Oriente, sobretudo na Terra Santa onde viveu o Redentor, e seu nome foi associado ao reencontro da cruz em um poço escavado na rocha próximo ao Gólgota. Ela também reencontrou a gruta de Natividade e ali fez erigir uma basílica, bem como acompanhou pessoalmente a construção das igrejas nos lugares por onde esteve presente Jesus Cristo.
por 