Santo do dia: São Leão Magno

Dia 10/11: São Leão Magno (papa e doutor da Igreja, -461)

Provavelmente, nasceu em Roma, de família de origem toscana, foi elevado ao pontifício em 440, realizando a unidade da Igreja. Escreveu a célebre Carta dogmática, na qual expõe a doutrina católica das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa.

Recebeu o título de Magno – o primeiro entre os papas a receber esse título – e em 1754 recebeu o título de doutor da Igreja. Seus 96 sermões e 173 cartas, que chegaram até nós, mostram ter sido um papa paternalmente dedicado ao bem espiritual dos fiéis.

Seu pontificado correspondeu a um dos períodos mais atormentados da história. Quando os hunos transpuseram os Alpes, Valentiniano III rogou ao papa que fosse ao encontro de Átila. Leão foi até o local onde  se encontrava o feroz guerreiro convencendo-o a retirar-se para a outra margem do Danúbio. Conta a lenda que Átila viu no céu os apóstolos Pedro e Paulo com as espadas desembainhadas em defesa do pontífice. Em outros momentos, o papa Leão defendeu Roma contra a invasão de novos vândalos, evitando que a cidade fosse incendiada e seus habitantes mortos.

Compartilhe: