Santo do dia: São João da Cruz

Dia 14/12: São João da Cruz (doutor da Igreja, 1542-1591)

Tendo a mãe de João ficado viúva e a família paterna o deserdado por causa do contestado matrimônio de seus pais, João foi confiado a um colégio. Aos 17 anos, tornou-se servente em um hospital para pagar a escola dos jesuítas. Depois, tornou-se carmelita e foi enviado à universidade de Salamanca. Foi ordenado sacerdote. O encontro com Teresa de Ávila foi determinante para o resto de sua vida.

João da Cruz tornou-se conhecido por suas experiências místicas, mas ele não foi um contemplativo isolado do mundo. Ele percorreu a pé 27 mil quilômetros para acompanhar de perto as fundações dos carmelos reformados. Na década de 1970, um filósofo hindu apontava João como um grande mestre de yoga, o que levou os jovens a procurarem nos escritos deixados pelo santo a “erva” e as técnicas refinadas que provocavam as “viagens” da mente. No entanto, o misticismo de João fundava-se na Encarnação de Cristo e no mistério trinitário.

Foi proclamado doutor da Igreja pelas inúmeras obras deixadas, sendo colocado entre os maiores autores da literatura espanhola. Foi canonizado em 1726.

Compartilhe: