São José de Anchieta

São José de Anchieta foi agraciado por Deus com muitos outros atributos. Temos o Anchieta biólogo, botânico, enfermeiro, historiador, fabricante de sandálias de corda, etc. Mas não podemos deixar de falar do Santo, do Homem de Deus, do taumaturgo. Quantas vezes ele andou quilômetros para atender uma confissão ou visitar um doente! Quantas vezes sua oração curou pessoas e trouxe paz aos desavindos! Quantas vezes intuiu situações difíceis, e sua intercessão as mudou totalmente!

Ele adormeceu no Senhor, no dia 9 de junho de 1597, em Reritiba, também fundação sua, hoje denominada Anchieta, no Espírito Santo.

São João Paulo II o beatificou em junho de 1980, e o Papa Francisco o canonizou em abril de 2014. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB o proclamou Patrono dos Catequistas do Brasil (2013), Padroeiro dos Farmacêuticos do Brasil (2015) e Patrono Secundário do Brasil (2015) e concedeu o título de Nacional ao seu Santuário, localizado na cidade que leva seu nome (2015).

O número de peregrinos que afluem ao município de Anchieta comprova a devoção ao santo, e sua festa, no dia 9 de junho, tanto por disposição litúrgica, como por decreto nacional, Dia Nacional de Anchieta, confirma o aumento da popularidade dele em todo território brasileiro.

Fonte: http://portalcatolico.org.br/portal/dia-9-de-junho-festa-nacional-de-sao-jose-de-anchieta/

Compartilhe: