Dia 09/08: Santa Teresa Benedita da Cruz (Edite Stein) – 1891-1942
Edite Stein, pensadora de origem judaica, nasceu numa cidade da Alemanha, que após a Segunda guerra Mundial foi integrada à Polônia. Formou-se na escola de Husserl, filósofo da Fenomenologia. Ela se declarava ateia até um encontro seu com o filósofo Scheler, com o qual entrou em contato com a concepção cristã da vida e com a filosofia tomista, que lhe permitiu a conversão.
Lecionou no Instituto Alemão de Pedagogia Científica de Münster, com a admiração do meio acadêmico, que via nela uma das poucas mulheres em condições de comparar-se no campo filosófico com os nomes mais prestigiosos do século XX. Edite Stein decidiu ser freira carmelita, assumindo o nome religioso de Irmã Teresa Benedita da Cruz.
Em 1938, devido às perseguições nazistas, seus superiores a transferiram para um convento na Holanda. Mas foi daí retirada, juntamente com sua irmã Rosa (que também se convertera e se tornara porteira do Carmelo), para o campo de concentração de Auschwitz, onde morreu na câmara de gás.
Duas de suas obras foram publicadas postumamente: “Ser finito e ser eterno” e “A ciência da cruz”. Ela foi beatificada em 1987, na catedral de Colônia, onde recebera o batismo.
por 