Dia 23/07: Santa Brígida (1303- 1373)
Nasceu na Suécia, de nobre família. Ao ficar órfã de mãe, foi educada por uma tia até os 14 anos, quando foi dada em casamento. Teve oito filhos, entre estes a futura Santa Catarina da Suécia. Passou alguns anos como dama de companhia da jovem rainha e valeu-se da sua ascendência sobre ela para corrigir-lhe maus hábitos. Depois da morte de um dos filhos, empreendeu com o marido longas peregrinações pelos santuários europeus.
Ao ficar viúva, Brígida estabeleceu-se num mosteiro, onde um de seus filhos era monge. Teve início nesse período a fundação de uma nova ordem religiosa, com um mosteiro formado por homens e mulheres, separados, dirigidos pela mesma abadessa, tendo em comum a oração comunitária, onde a regra seguida era a de Santo Agostinho. Brígida dirigiu-se a Roma para obter aprovação pontifícia da Ordem.
Acompanhada de uma das filhas, viajou como peregrina à Terra Santa, onde contraiu uma doença que a levou à morte. Por 30 anos, ditou as “Revelações”, uma coletânea de oito volumes, contendo os frequentes êxtases que recebia. Foi canonizada em 1391.