Dia 24/07: Santa Cristina de Bolsena

Segundo os mosaicos descobertos na Igreja de Santo Apolinário, em Ravena, construída no século VI, Cristina era realmente uma das virgens cristãs mártires das antigas perseguições. E, portanto, já naquele século, venerada como santa, como se pôde observar pela descoberta de sua sepultura, que também possibilitou o aparecimento de um cemitério subterrâneo, que estava oculto ao lado.

Aos 12 anos de idade, a beleza de Cristina atraía uma multidão de pretendentes. Seu pai, oficial do império, colocou-a numa torre acompanhada de doze meninas e igual quantidade de estatuetas douradas dos deuses para induzi-la a renegar o Deus cristão. Mas Cristina despedaçou as estatuetas, recolheu o metal e distribuiu aos pobres.

Como a filha não desistisse, o pai entregou-a aos juízes que passaram a métodos brutais de dolorosos suplícios. Lançada à prisão, três anjos apareceram para consolá-la e curar-lhe as feridas. Foi depois jogada ao lago com uma pedra ao pescoço, mas os anjos seguraram a pedra para que Cristina não se afogasse. O pai morreu, mas os juízes continuaram a submeter-lhe a outras torturas: foi posta sobre uma grade de ferro quente e a seguir numa fornalha, cortaram-lhe os seios e a lançaram num fosso entre serpentes venenosas. Por fim, morreu quando a trespassaram com duas flechas.

Escolhida como padroeira de Bolsena, foi construída uma igreja sobre a gruta onde se guardam suas relíquias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *