Dia 30/07: São Pedro Crisólogo (406-450)
O diácono Pedro de Ímola recebeu o apelido de “Crisólogo” – palavra de origem grega que significa “homem da palavra de ouro”, por causa de sua facilidade de expressão e clareza com que sabia traduzir a doutrina teológica. Foi eleito bispo de Ravena em 433.
São Pedro Crisólogo teve papel fundamental na questão que então se discutia sobre a natureza humana e divina de Cristo. O bispo Nestório dissociava em Cristo a humanidade e a divindade, admitindo duas naturezas e duas pessoas em Cristo unidas moralmente. Enquanto que Eutíquio afirmava que em Cristo só havia a natureza divina. São Pedro Crisólogo enviou ao Papa Leão sua posição: “no interesse da paz e da fé não podemos discutir sobre questões relativas à fé sem o consentimento do bispo de Roma”.
São Pedro Crisólogo recebeu em 1729 o título de doutor da Igreja pelas suas 176 homilias que chegaram até nós. É sobre o modelo de Ambrósio, Jerônimo e Agostinho que São Pedro Crisólogo explicou o Evangelho, na tentativa de elaborar uma construção teológica distante de especulações, expondo com clareza as verdades que pretendia fazer entender por todo o povo de Deus.

por 