Santo do dia: Santa Luzia

Dia 13/12: Santa Luzia (-304)

Conta-se que Luzia era noiva, mas desejava seguir a vocação religiosa. Obtém permissão de adiar as núpcias para assistir a mãe enferma. Leva a mãe para junto da tumba de Ágata, uma mártir. A mãe volta curada e permite que a filha siga a sua vocação.

O noivo rejeitado, por vingança, denunciou-a ao prefeito, que a fez passar por muitos tormentos diante de sua persistente decisão de consagrar sua virgindade a Cristo. Foi exposta de forma infame a um prostíbulo, mas ocorre ali o primeiro prodígio, afastando seus perseguidores. Depois, nem os soldados e nem uma parelha de bois conseguem afastá-la um palmo do lugar. Foi levada ao fogo, mas este não tem eficácia sobre o seu corpo. Por último foi levada à decapitação e, com a garganta cortada, a jovem continuou professando a sua fé em Cristo até a morte.

Luzia se tornou uma santa popular e seu nome está ligado à “luz espiritual que consegue ver muito além das realidades terrenas”. Os devotos dirigem-se a ela para curar-se de certos distúrbios oculares.

 

Compartilhe: