Dia 07/12: Santo Ambrósio (bispo e doutor da Igreja, 339-397)
Ambrósio era romano e descendente de família nobre. Seu pai era prefeito do pretório. Foi encaminhado à profissão de advogado em Belgrado e depois em Milão. Ainda catecúmeno, logo após o seu batismo, Ambrósio foi consagrado bispo.
Apesar de sua estatura miúda e frágil, Ambrósio era corajoso e não se intimidava diante dos próprios imperadores. Fechou as portas da igreja ao poderoso Teodósio, impondo-lhe pública penitência, por este ter ordenado o massacre no estádio de Tessalônica. Era paterno com os pobres e duro com os prepotentes. Acolhia e escutava com paciência os visitantes, mesmo interrompendo seus estudos.
Ambrósio redigiu numerosos livros de caráter teológico e o próprio santo Agostinho serviu-se destas obras para iluminar o seu espírito. O próprio imperador Teodósio foi influenciado por Ambrósio a ponto de proibir o culto público aos deuses pagãos, declarando o cristianismo a única religião do império.
Eleito bispo, Ambrósio doou seus bens aos pobres. Percorreu a Europa estabelecendo a paz. Foi sepultado na basílica que leva seu nome, em Milão.
por 