Santo do dia: Santo Inácio de Loyola

Dia 31/07: Santo Inácio de Loyola (1491-1556)

Inácio de Loyola foi encaminhado pelo pai, aos 14 anos de idade, à carreira eclesiástica, mas ele preferia a vida de cavaleiro abraçada pelos irmãos. O pai confiou-o a um nobre cavaleiro com quem desfrutou de uma alegre juventude participando de caça e torneios. Adquiriu cultura com os livros dos “Cancioneiros”. Passou ao serviço do vice-rei de Navarra e combateu contra os franceses e recebeu uma bala de canhão nas pernas.  Durante a convalescença leu a “Vita Christi” e a “Legenda Aurea Sanctorum”, cujas leituras mudaram sua vida. Tomou o caminho para a perfeição religiosa. Depôs aos pés da Virgem as roupas luxuosas e a espada. Assistiu aos enfermos. Fez uma peregrinação a Roma, mendigando pão e abrigo, e à Terra Santa.

Foi admitido na Universidade de Paris onde conheceu um grupo de jovens, entre estes, Francisco Xavier, com quem fez os votos de pobreza e castidade, e receberam ambos a ordenação sacerdotal. Inácio de Loyola escreveu “Exercícios espirituais”, livro definido pelo papa Pio XI como o “código espiritual mais sábio e universal para dirigir as almas”.

Fundou a Companhia de Jesus em Roma, aprovada em 1540 por Paulo III. Criou o Colégio de Roma (futura Universidade Gregoriana) como centro de estudos teológicos e filosóficos. Governou a Companhia até a morte. Foi canonizado em 1622.

 

 

 

 

 

Compartilhe: