Dia 20/08: São Bernardo de Claraval (1090-1153)
Bernardo era o terceiro dos seis filhos de um rico castelão. Todos fugiram de casa para um convento. Depois da única filha ter seguido o exemplo dos irmãos, o pai também abandonou o castelo e encerrou-se com os seus filhos no mosteiro criado por Bernardo.
Assim que terminou o noviciado, Bernardo levou para os Alpes o ideal monástico. O jovem monge pôs sobre os ombros uma cruz e guiando doze confrades plantaram suas tendas em um vale que batizaram de Claraval, onde construíram um mosteiro. Bernardo tornou-se o abade desse mosteiro durante 38 anos, difundindo uma renovação espiritual e social. Fundou outros mosteiros e também se empenhou na defesa dos direitos da igreja e lutou contra as heresias. Um de seus discípulos de Claraval foi eleito papa com o nome de Eugênio III.
Bernardo deixou importantes obras, como “Tratado do amor de Deus” e “O Cântico dos Cânticos”. Ele dizia que “amar a Deus é ter caridade” e “procurar ser amado por Deus é servir à caridade”. Foi declarado doutor da igreja e canonizado em 1174.