Dia 14/01: São Félix de Nola (-250)
São poucos os registros sobre este santo. Sabe-se que ele era proveniente da Síria e que foi ordenado sacerdote pelo bispo Máximo. Diante da implacável perseguição aos cristãos, o bispo teve que se exilar, deixando Félix como seu sucedâneo, mas também ele acabou sendo encarcerado e torturado a fim de que oferecesse sacrifícios aos deuses de Roma.
Na prisão um anjo lhe apareceu e desatou milagrosamente suas correntes, transportando-o ao local onde o bispo estava à beira da morte, exaurido pela fome e sofrimentos. Félix deu-lhe um sumo de uva e o transportou nos ombros a Nola, deixando-o sob os cuidados de uma piedosa cristã. Félix retornou às atividades sacerdotais, incumbindo-se das funções do bispo.
Novamente perseguido, Félix foi forçado a viver escondido durante seis meses no interior de uma cisterna. Cessada a perseguição e tendo morrido o bispo, Félix entregou a sede episcopal a um padre e retirou-se para um lugar ermo, cultivando uma porção de terra adquirida em arrendamento para sua sobrevivência.