Santo do dia: São Francisco de Assis

Dia 04/10: São Francisco de Assis (1181-1226)

Este gigante da santidade tinha estatura física modesta, bem como no plano cultural. Era um hábil vendedor de tecidos ao lado do pai que lhe dava todo o suporte financeiro. Gostava das alegres noitadas com amigos. Participou das lutas entre as cidades e passou um ano na prisão de Perúgia. Na volta, armou-se cavaleiro, mas teve um sonho em que uma voz lhe dizia: “Francisco, quem te pode fazer mais bem, o senhor ou o servo?”. Ele compreendeu e enquanto estava absorto em oração, na igreja São Damião, ouviu o apelo: “Francisco, vai e repara a minha Igreja que, como vês, está toda em ruínas”. Diante do bispo, despojou-se de todas as roupas e as restituiu ao pai.

Como pedreiro restaurou três igrejinhas rurais, entre as quais Santa Maria dos Anjos, chamada Porciúncula. Uma frase do Evangelho indicou-lhe o caminho: “Ide e pregai…Curai os enfermos… Não leveis alforje, nem duas túnicas, nem sapatos, nem bastão”.

Algum tempo depois, onze jovens haviam se unido a ele. Escreveu a primeira regra da ordem dos frades menores, aprovada pelo papa Inocêncio III, depois que foram recebidos em audiência, sob a indignação da cúria diante de jovens descalços e malvestidos.

Francisco recebeu o selo da Paixão de Cristo, com os estigmas impressos em seus membros. Com a proximidade da morte, improvisou seu “Cântico ao irmão Sol”. Pediu para ser levado a sua Porciúncula e, deposto sobre a terra nua, extinguiu-se cantando o salmo ”Voce mea”.

 

Compartilhe: