Dia 31/08: São Raimundo Nonato (1200-1240)
Raimundo era de família nobre, órfão desde o nascimento por ter sido extraído do corpo da mãe morta em trabalho de parto, daí ser chamado “Nonato”. Ingressou na Ordem dos mercedários, que atuava no resgate dos escravos aprisionados por mouros da Argélia e de Marrocos.
Raimundo Nonato dilapidou todo o seu patrimônio herdado para comprar a liberdade dos escravos cristãos. Ofereceu-se em troca da libertação de um pai de família. Entre os escravos, submetido a todo tipo de maus-tratos, Raimundo pregava o Evangelho até mesmo entre os muçulmanos, os quais, para fazê-lo calar, perfuraram-lhe os lábios com ferro em brasa e fecharam-nos com cadeado. Mesmo assim, ele continuou firme na transmissão da fraterna caridade.
Resgatado por seus confrades, Raimundo Nonato voltou à Espanha, onde foi eleito segundo mestre geral da Ordem. Foi nomeado cardeal por Gregório IX e convidado para ser um de seus conselheiros. Mas antes que se encaminhasse para a Itália, adoeceu, vindo a falecer. Sua tumba está localizada na Igreja de São Nicolau, em Barcelona, passando a ser local de peregrinações. Em 1657, foi incluído no livro dos santos pelo papa Alexandre VII, que o declarou protetor das parturientes e parteiras.
por 