Dia 04/11: São Carlos Borromeu (bispo, 1538-1584)

Carlos era filho do conde Borromeu e de uma Médici, irmã do papa Pio IV. Foi encaminhado cedo para a vida eclesiástica e foi eleito bispo de Milão.

Nobre e rico, cardeal com apenas 21 anos, secretário de Estado do papa, Carlos se privava de tudo. Bastava-lhe uma refeição ao dia, à base de pão e legumes, socorria os pobres e gostava de escutar suas confidências. Quando a peste irrompeu em Milão, enquanto a nobreza e o governador abandonavam a cidade para pôr-se a salvo, o arcebispo Carlos, que se encontrava em visita pastoral, voltou rapidamente à cidade para assistir os doentes. Gastou a própria fortuna herdada do irmão mais velho na construção de hospitais, asilos e casas de recolhimento para moças em dificuldades.

Em homenagem a esse santo beneficente, foi erigida uma colossal estátua às margens do lago Maior, exprimindo sua grande estatura humana e espiritual. Foi canonizado em 1610.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIA 30/06: Protomártires de Roma

Durante o reinado de Nero, este ordenou o incêndio da cidade de Roma a fim de que fosse reconstruída com base num grandioso projeto. Como corriam boatos de que o incêndio de Roma havia sido doloso, Nero apresentou os cristãos como culpados, punindo-os com requintes de crueldade. Foram enrolados em peles de animais selvagens e atirados aos cães para que os fizessem em pedaços, alguns foram crucificados e outros usados como tochas para iluminar a noite. Todos esses cristãos eram discípulos dos apóstolos e foram os primeiros mártires da Igreja romana, antes dos apóstolos.

Esta perseguição aos inocentes cristãos durou por cerca de três anos e culminou com o martírio de São Pedro e a decapitação de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *